CHAPADA DIAMANTINA

MPiffer cchapada diamantina 01 (1)

A Chapada Diamantina é uma região de uma beleza ímpar no Brasil. Localizada no centro do Estado da Bahia tem uma parte protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Estive por lá duas vezes fazendo trilhas e fotografando a paisagem nos anos de 1993 e 1995 entrando pela região da cidade de Lençóis, e depois retornei em 2006 para fotografar a cultura do café na região de Mucugê.

Na primeira viagem fiz a trilha mítica da travessia do Vale do Pati. Acompanhado por uma tropa de mulas, acampando e dormindo ao relento pude estar perto desta região e das pessoas do local. Realizar o trajeto pode não ter sido fácil, mas o retorno visual fez valer as dificuldades encontradas. Saímos do Vale do Capão, Caeté-Açu, atravessando a princípio o Gerais do Vieira em direção ao Morro Branco e depois o Rio Pati. O destino final era a cidade de Andaraí do outro lado do vale do rio.

Na época eu fotografava exclusivamente com Médio Formato, uma Câmera Pentax 6X7 de filme 120, e sempre com o auxílio de um tripé (que pesava quase uns 8 kgs!). Todo o equipamento era muito penoso de carregar, mas a qualidade visual final era muito boa e compensava o esforço físico.

Morrão, Morro Branco, Cachoeira do Gafanhoto, Cachoeira do Sossego, Itaeté, Morro do Pai Inácio, Pratinha, Gerais de Vieiras, Igatú e Rio do Gafanhoto foram alguns dos registros fotográficos realizados .
Uma parte destas fotografias podem ser conferidas no link abaixo:

CHAPADA DIAMANTINA, 1995

Compartilhe com seus amigosShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone
Fotógrafo Marcos Piffer


Todos os direitos reservados | Política de uso info@marcospiffer.com.br Produzido por: Marcasite!