Pescando sonhos

Praia Santos, SP

Durante 10 anos me dediquei a fotografar a região conhecida em São Paulo como Litoral Norte.
O começo foi meio por acaso, por conta de um convite para participar de uma exposição na Galeria Sadalla em 1989. Esta exposição reunia artistas que tinham trabalho ou eram ligados ao litoral norte de São Paulo.
Entrei com algumas poucas imagens, mas o evento foi suficiente para despertar em mim uma vontade muito grande de criar um Ensaio Fotográfico de fato.
A minha relação com este litoral sempre foi muito forte, uma vez que parte de minha família é de São Sebastião e Ilhabela, e eu não me conformava (e ainda não me conformo) com as transformações que aconteceram principalmente por falta de planejamento a partir do asfaltamento da Rodovia Rio-Santos no início da década de 1980.

Muitas viagens, pouca verba, muita gente ajudando resultou no trabalho que considero mais querido e autêntico. Foi inteiramente fotografado em filme e em médio formato – 6×7 – e totalmente processado por mim. Revelação, provas, ampliações…

Também foi o trabalho que mais me trouxe reconhecimento, corri até o risco de ser conhecido somente por “Fotógrafo de Natureza”.

Publiquei um livro que se esgotou, recebi o Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1995, recebi a Bolsa de Artes da Fundação VITAE em 1996, 3 imagens estão na Coleção Pirelli-MASP de Fotografias, 47 imagens fazem parte do acervo permanente do MAM SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo e outras 30 imagens fazem parte do acervo do MIS SP – Museu de Imagem e do Som de São Paulo.

No link a série de imagens que foi publicada no livro: http://marcospiffer.com.br/?p=702

Compartilhe com seus amigosShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone
Fotógrafo Marcos Piffer


Todos os direitos reservados | Política de uso info@marcospiffer.com.br Produzido por: Marcasite!