Livro “Santos – Roteiro Lírico e Poético”

Livro Santos 23 CAPA MPiffer

capa livro Santos MPiffer

Foi em 1997 que publiquei meu primeiro livro, “Santos – Roteiro Lírico e Poético” fruto do meu Trabalho de Graduação Interdisciplinar na FAU Santos. Um ano antes, em 1996, tive meu projeto de editar um livro com as fotos de meu TGI selecionado na LINC – Lei de Incentivo à Cultura – da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A ideia original era aproveitar as fotos da época da faculdade, mas 10 anos haviam se passado e tanto eu, como a minha compreensão da cidade de Santos, haviam mudado bastante. Parti então para produzir as fotografias num prazo curto de 5 meses, tudo fotografado em médio formato com uma Pentax 6×7, sempre sobre tripé, e com todo o trabalho de processamento de filmes e ampliações realizado por mim. Para os textos de abertura convidei o Cristiano Mascaro, meu Professor na FAUS, para falar sobre a fotografia, e o Maestro Gilberto Mendes para falar da cidade.

Baseado em um roteiro que eu pré estabeleci, o livro deveria começar pelo mar, entrar na cidade pelos canais, passear pelos bairros e morros, chegar ao centro histórico – origem da cidade – do centro ao porto e do porto novamente pelo mar, chegar à Santos continental completando um grande ciclo.

Impresso artesanalmente em Duotone na Laserprint, gráfica do caríssimo amigo Ademar de Paula, foi lançado no final de novembro de 1997. Nesta época a autoestima da cidade estava bem baixa, consequência de anos de estagnação econômica e governos equivocados, que deixaram a cidade como que num limbo. Neste contexto, o livro teve uma aceitação inesperada, como que se as pessoas vislumbrassem uma cidade preciosa, que estava bem debaixo dos seus olhos, mas que nunca havia sido notada.

Olhando hoje estas imagens percebo o quanto a cidade se transformou. A impressão que tenho é aquela de quem fotografou algo instantes antes de uma catástrofe acontecer. Era uma cidade ainda calma, onde caminhar pelas ruas à pé era extremamente prazeroso. Os edifícios não passavam de 16 andares, não se falava de trânsito nem de violência. O celular não fazia parte da vida das pessoas. As pessoas se encontravam e conversavam mais…

Em 2007 pubiquei uma segunda edição, revista e ampliada com 15 imagens inéditas, mas fotografadas naquela mesma época.
Desta segunda edição ainda restam alguns exemplares nas principais livrarias e comigo.

Coloquei aqui nos Álbuns a sequência inteira das imagens da segunda edição: http://marcospiffer.com.br/?p=938

Compartilhe com seus amigosShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone
Fotógrafo Marcos Piffer


Todos os direitos reservados | Política de uso info@marcospiffer.com.br Produzido por: Marcasite!